O Bullying.
"Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo..."
Eu resolvi abordar esse tema, não porque está "na boca do povo" não, é porque às vezes acho justo alguns argumentos, como também acho exagero certas coisas. O que quero dizer com isso, acho que todo mundo aqui já sofreu de "zuação" onde quer que seja, na escola, faculdade, na rua da sua casa, na internet, todo mundo já passou por isso, principalmente na infância e adolescência, ai vem a mídia e faz uma estardalhaço. Hoje tudo que acontece nas escolas é bullying. Eu lembro que esse assunto começou através de um programa que eu assisto quando o sono deixa, o Altas Horas, e o Serginho usou o espaço, já que é um programa jovem, pra que as pessoas tivessem coragem de falar sobre algo que o incomodasse. Ok. Foi ótimo. Ele explicou a origem da palavra, onde haviam mais casos etc. É um assunto sério, pra casos como aqueles jovens que perdem seus rendimentos em tudo e até mesmo acabam, por vezes, se suicidando. Neste lado da coisa, entende-se como sério os casos.
O que me deixa com "raiva" é o sensacionalismo que a mídia faz em cima do tema. E agora ouvir/li por aí, que querem punir as pessoas que praticam bullying. Já existe projeto na Câmara. Aaaaaaaaaah vá. Que atire a primeira pedra em mim quem já viu de menor ser punido nesse País. Ao invés de estarem votando em algo como melhoria de saúde, segurança, ou cuidando das rodovias acabadas por ai, o governo está preocupado com uma punição irrelevante? E eu ainda ouvir uma "amiga" dizer, " é responsabilidade do Estado o tal do bullying.." oi?
Eu não sei qual seria o certo pra cuidar desse assunto, talvez políticas partindo das próprias escolas, dos pais conversando mais com seus filhos, psicólogos nas escolas, volta a paumatória pra pessoas indisciplinadas... sei lá.. mas não vamos exagerar.. quantas milhões de escolas existem nesse País? [ lê-se: as que estão funcionando adequadamente. ] Quantos alunos vão mesmo pra elas pra estudar? Se o Estado não está dando conta de coisas essenciais, quem dirá sobre isso. Não isento o Estado de culpa alguma, só acho que se o assunto era pra está em pauta, porque que não fizeram antes? porque só Deus que a mídia começou a chamar tudo de bullying? Porque não melhoram a Educação [ salários, escolas, livros didáticos, merenda...] ao invés de pegarem um problema e lançarem como lei, sabendo que não será cumprido?
O que eu posso dizer é que não vamos generalizar, e transformar coisas sérias em motivos de piadas. É PIADA. Porque toda vez que saí uma matéria horrorosa na mídia sobre esse assunto eu morro de rir.
Se você vai pra escola, vai pra aprender, não pra ficar ridicularizando os outros. Já fui jovem, já fui zuada, já zuei e nem por isso morri. Conversar, saber como extravasar certos medos e raivas, existem formas aleatórias, basta também que pessoas adequadas cuide bem disso.
Eu não sei se abordei de maneira clara, se deixei minha opinião legal pra vocês, mas eu espero que tenhamos mais cabeça antes de sair falando coisas por aí, sem nem ao menos saber motivos. Acho que o nosso jornalismo anda fraco demais.
"A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade. Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário